Boas-Vindas a 2024: Reflexões, leituras e novos começos

O ano de 2024 chegou, e queremos dar as boas-vindas a todos vocês com otimismo, reflexões e uma recomendação especial de leitura para começar o ano com inspiração.

Reflexões sobre o Novo Ano:

Neste início de 2024, é comum nos depararmos com uma variedade de reflexões e crenças populares sobre o que os primeiros dias do ano podem nos reservar. Alguns veem esse período como uma oportunidade para novos começos, enquanto outros enxergam como uma continuidade das conquistas do ano anterior. Independentemente da perspectiva, é um momento propício para definir metas, cultivar positividade e abraçar as possibilidades que o novo ano traz.

Sugestão de leitura para inspirar

Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo





“Ponciá Vicêncio” de Conceição Evaristo

Uma obra fascinante da renomada autora Conceição Evaristo.
A história de Ponciá, uma mulher negra que enfrenta desafios e busca sua identidade, é um convite para reflexões profundas sobre nossa própria jornada.
Evaristo, uma voz poderosa na literatura brasileira, nos presenteia com uma narrativa que vai além das páginas.

Conheça Conceição Evaristo

“A vida era um tempo misturado do antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. A vida era a mistura de todos e de tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser.”
― Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio

“Compreendera que sua vida, um grão de areia lá no fundo do rio, só tomaria corpo, só engrandeceria, se se tornasse matéria argamassa de outras vidas. Descobria também que não bastava saber ler e assinar o nome. Da leitura era preciso tirar outra sabedoria. Era preciso autorizar o texto da própria vida, assim como era preciso ajudar construir a história dos seus. E que era preciso continuar decifrando nos vestígios do tempo os sentidos de tudo que ficara para trás. E perceber que por baixo da assinatura do próprio punho, outras letras e marcas havia. A vida era um tempo misturado do antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. A vida era a mistura de todos e de tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser.”
― Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio

Obras de Conceição Evaristo

  • Ponciá Vicêncio (2003)
  • Becos da memória (2006)
  • Poemas da recordação e outros movimentos (2008)
  • Insubmissas lágrimas de mulheres (2011)
  • Olhos d’Água (2014)
  • Histórias de leves enganos e parecenças (2016)
  • Canção para ninar menino grande (2018)

Leia, reflita e compartilhe

A leitura não é apenas um hábito, é uma jornada. “Ponciá Vicêncio” é mais do que um livro, é uma experiência. Quais são suas metas? E quais livros inspiradores vocês planejam ler? Convidamos vocês a compartilharem suas próprias reflexões sobre o início de 2024 nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.